A equipe de bolsistas da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal da Bahia lançou na última sexta-feira campanha contra a xenofobia.
Uma cartilha virtual já está pronta para acesso à toda a cidadania, no endereço namir.ufba.br, visando contribuir com informações confiáveis sobre a xenofobia e incentivar a busca de apoio para acolher denúncias pelos telefones 3283-7044, 3283-6385 e 987071041, além do Disque-100.
A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta, como na Europa, onde árabes e muçulmanos têm sofrido preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos.
- Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo migratório que tem ocorrido no século XXI, afirma a professora Mariangela Nascimento, uma das coordenadoras do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir), entidade que apoia a Proae no trabalho contra a xenofobia, liderado pela professora Izaura Cruz.
Matéria originalmente publicada no site A TARDE (12/09/2021)- Tempo presente. Clique aqui para ver o texto original.
Correção: Com o fechamento da matéria, não foi possível esclarecer que trata-se somente de uma campanha contra a xenofobia, não de um laçamento de cartilha sobre o assunto em questão.