Universidade na Praça - Democracia e Esperança

O projeto Universidade na Praça - Democracia e Esperança cumpre o mesmo objetivo da edição de 2019: difundir conhecimento e ampliar o diálogo da Universidade Pública com a sociedade através de uma exposição aberta, pública, em que as áreas de conhecimento apresentem ao povo soteropolitano, especialmente ao estudante da Educação Básica, uma parte do conhecimento que produz e alguns de seus resultados concretos, compartilháveis, que possam ser comunicados de modo significativo com as pessoas.

Serão mais de 10 horas de atividades como:

• Experimentos;
  • Exposições
  • Protótipos
  • Intervenções artísticas
  • Oficinas
  • Minicursos
  • Rodas de conversa e;
  • palestras.

Uma estrutura gratuita e aberta ao público está sendo preparada com palco, tendas e ambientes para atividades de interação. “Diante de uma conjuntura desfavorável e de ameaças à educação pública, a APUB entende que sua atuação deve ultrapassar a tradicional pauta sindical. A sociedade em geral vê o sindicato numa perspectiva mais corporativista, de defesa dos direitos, da carreira, das condições de trabalho e aposentadoria. Mas a conjuntura nos impele a dialogar com a sociedade sobre o que a universidade faz, isto é, nosso trabalho. Se a Democracia estiver ameaçada, a universidade também está. Temos o compromisso de ampliar nossa pauta. Por essa razão, no dia 22 de setembro vamos ocupar mais uma vez a praça pública para mostrar a “balbúrdia” que a universidade faz: formamos uma cultura de construção coletiva, democracia e esperança”, afirmou a professora Raquel Nery, idealizadora da atividade.

A atividade contará com docentes e estudantes de diversas áreas do conhecimento: ciências naturais, humanidades, cultura, artes, esportes, contemplando as diversas dimensões do humano e da sociedade.

A edição de 2022 traz ainda novidades: a participação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Editora Universitária – EDUFBA, da Pró-reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFBA.

Saiba mais: www.apub.org.br