II Encontro Institucional em Feira de Santana - Criação do Comitê Municipal Intersetorial de Migração

No dia 27 de julho, foi realizado o II Encontro Institucional articulado pelo NAMIR/UFBA e a UEFS/RUPEM na Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana, com a presença de representantes da DPE, MPF, OAB/FS, SESAI/BA, Secretaria de Desenvolvimento Social/Prefeitura, Secretaria Estadual de Educação, Representantes da comunidade Warao, SEPROMI, Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Movimento de População de Rua, CRAS/FS, entre outras instituições. A pauta da reunião foi a construção do Comitê Municipal Intersetorial de Migração de Feira de Santana, formado por representação do poder público local, UEFS (RUPEM), instituições sociais municipais. O propósito é criar um espaço institucional de diálogo para a identificação de problemas e encaminhamento de soluções, bem como possibilitar a interlocução institucional com o poder público estadual e federal.

Essa iniciativa está sendo realizada em outros municípios baianos com apoio da Rede Universitária de Pesquisas e Estudos Migratórios (RUPEM) e o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR-UFBA). Esse II Encontro foi possível depois da reunião do dia 20 de julho quando ocorreu a visita na vila onde residem 7 famílias da comunidade Warao. Essa visita possibilitou ouvir os representantes da comunidade Warao sobre os problemas e as alternativas para atendimento das demandas apresentadas. A SEPROMI acionou a campanha “Bahia Sem Fome”, e encaminhou 30 cestas básicas para a comunidade Waraos. Outras providências estão sendo tomadas pelo poder público local, estadual e federal.