NAMIR/UFBA na 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia da Bahia

Nos dias 4 e 5 de abril o NAMIR e a RUPEM estiveram presentes na 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia da Bahia (COMIGRAR), sediada em Salvador, no Campus Paralela da Unifacs. Organizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia - SJDH/BA, a conferência somou cerca de 120 participantes na modalidade presencial, fora aqueles que optaram pelo formato híbrido.

A Comigrar-BA, etapa estadual preparatória para a conferência nacional, serviu para definir propostas de políticas públicas que serão apresentadas no mês de junho, em Foz do Iguaçu, além da escolha dos(as) delegados(as) que irão participar da etapa nacional.

As propostas que irão compor o Caderno do Participante estão dentro dos seguintes eixos, determinados pela Comigrar: 1. Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; 2. Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; 3. Enfrentamento a violações de direitos; 4. Governança e participação social; 5. Regularização migratória e documental; 6. Interculturalidade e diversidades.

Os delegados eleitos na 1ª COMIGRAR BA foram:
Categoria 1: Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas - Ratia Warao, John (NAMIR/UFBA), Alessandra Venezuela, Noildes (UNILAB);
Categoria 2: Representantes do Poder Público, Associações de Classe e Sindicatos - Beto (RUPEM-UNILAB);
Categoria 3: Representantes da Sociedade Civil Organizada (Movimentos Sociais, ONGs, Associações de Bairro, Coletivos Locais, Lideranças Comunitárias, Estudantes, Docentes, Pesquisadores e Trabalhadores de instituições de ensino e pesquisa) - Rafaela Ludof (Unifacs), Luciana (NAMIR/UFBA), Venâncio (Associação estudantes UNILAB).