EVENTO: Dia Mundial Do Refugiado: Avanços e Desafios na Atualidade

O Dia Mundial do Refugiado é celebrado anualmente em 20 de junho.

Essa é uma data para dar visibilidade ao fenômeno do refúgio, quando milhões de pessoas são obrigadas a se deslocarem de seus países de origens para se defenderem dos riscos de perseguições, calamidades naturais, intolerância religiosa e de orientação sexual ou guerras, ou seja, se deslocam para garantir o direito à vida. Essa data é também para convocar governos e sociedades de todo o mundo para assumirem a responsabilidade ética e política com os povos refugiados.

O Dia do Refugiado foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Hoje no Brasil é crescente o número de refugiados vindos de vários países, como a Venezuela, Síria, Congo, Angola, Cuba, Afeganistão, e estão chegando da Ucrânia. O Brasil, nos últimos anos, se tornou o quinto país mais procurado pelos venezuelanos que buscam refúgio.

Segundo os dados da ACNUR, existem aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo forçadas a saírem do seu país de origem. Sendo a maioria de regiões do Oriente Médio, da África Oriental e do Sudoeste Asiático.

O refúgio no mundo todo é um fenômeno crescente que tem vitimizado pessoas, essa realidade coloca a vida humana em situação de vulnerabilidade extrema, culminando com a perda total do sentido humano. Diante dessa realidade, é fundamental o exercício da solidariedade como sentimento político, fonte impulsionadora dos movimentos de lutas e resistência contra a injustiça social. É preciso entender, portanto, que é suficiente para esses indivíduos refugiados o simples fato de pertencerem à mesma espécie humana como condição de terem acesso aos direitos humanos e a vida digna.

EVENTO: 20 de junho —  Dia Mundial Do Refugiado: Avanços e Desafios na Atualidade

Tema: O que celebrar no Dia do Refugiado em 2022? Situação mundial e perspectivas de acolhimento do refúgio.

Palestrante: Prof. Dr.José Sacchetta Ramos Mendes

Docente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFBA).

Tema: Aplicando os conceitos de estigma e desumanização ao estudo da desigualdade

Palestrante: Prof. Dr.Andre Misi

MSc in Latin American Studies, University of Oxford