Quem Somos?

O Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados(NAMIR), é um programa de extensão permanente registrado na Pró- reitoria de Extensão da UFBA. As novas configurações do fenômeno migratório têm exigido uma intervenção social intensiva para que seja cumprida as condições humanitárias e de acolhimento digno. É preciso, portanto, que a Universidade Federal da Bahia, diante dessa realidade, faça valer o seu papel de difusora dos direitos humanos e de políticas públicas, assim  promover a inserção social da população imigrante vinda para a Bahia. Para isso, é fundamental oferecer qualificação técnica e profissional, programas na área da educação, saúde, direitos humanos, entre outras áreas.

Visando a realização desses propósitos, foi criado o Programa interdisciplinar de acolhimento humanitário(NAMIR),com o objetivo de uma rede interdisciplinar promotora e organizadora das condições efetivas de (re)inserção social e econômica, bem como  de garantia dos direitos humanos, buscando e aplicando medidas de assistência através de ações articuladas com o poder público federal, estadual e municipal.  Nesse caminho, a Universidade Federal da Bahia, através de seus departamentos e Unidades, será capaz promover a elevação educacional, a qualificação profissional, a formação cidadã, oferecer acolhimento/ acompanhamento psicossocial contínuo, propor políticas públicas de emprego e renda, e viabilizar as iniciativas que se traduzam em qualidade de vida.

A Bahia está atenta a essa nova realidade, principalmente por ser um dos Estados integrado ao Programa de Interiorização do Governo Federal (Operação Acolhida). Nesse ano, vários venezuelanos foram encaminhados para o interior do estado baiano, e certamente, outros/as  virão em busca de uma vida melhor do que a do país de origem.

O Programa coordenado pela UFBA, organizou  uma rede interinstitucional com as Universidades públicas, federais e estaduais da Bahia (RUPEM), localizadas em regiões e municípios onde chegam os/as imigrantes e refugiados/as. A articulação em rede com as Universidade públicas da Bahia propõe organizar e oferecer serviços de políticas sociais, dialogar co o poder público municipal, incentivando formas de aumento da efetividade das ações, podendo assim promover maior suporte às iniciativas de acolhimento humanitário a população imigrante. Esse será uma espaço de troca coletiva e, portanto, qualificador de informações e experiências que será constituída para otimizar esforços, potencializar ações, fortalecer atores que se unem em torno de um interesse comum, ou seja, um espaço de construção de identidades, produção de políticas públicas, ação social e fiscalização das condições reais da população imigrante vinda para a Bahia. O NAMIR é constituído por 4 Comissões: Direitos Humanos, Trabalho, Educação e Saúde.