NAMIR participa de curso de qualificação para agentes de saúde

Teve início no dia 05/07 o “Acolhimento de migrantes e refugiados na Atenção Primária à Saúde”. A proposta de curso refere a articulação do Instituto de Saúde Coletiva com o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR), programa de extensão permanente registrado na Pró- reitoria de Extensão da UFBA. O curso foi proposto com o intuito de abordar a temática da migração para os profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) a temática da migração e refugio e suas implicações na atenção à saúde no município de Salvador. O Namir reforça a necessidade de intervenção social intensiva no processo migratório com  acolhimento digno no âmbito educação, saúde, direitos humanos, entre outras áreas, tendo a Universidade como indutora e difusora dos direitos humanos e de políticas públicas. O curso se organiza a partir da articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, coadunado com o objetivo do Namir de  articulação institucional com órgãos públicos e privados no sentido de criar uma rede de assistência humanitária e acesso aos bens públicos. Como resultado do curso de aperfeiçoamento, propõe-se a elaboração de fluxograma para o acolhimento do migrante na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).