O que é a XENOFOBIA?

MIGRAR É UM DIREITO!

Parceria da equipe Proae/UFBA com o Namir

 
Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados – NAMIR, é um programa de extensão da UFBA interdepartamental e interinstitucional. Os objetivos do NAMIR é atuar em parceria com o poder público federal, estadual e municipal, além das organizações da sociedade civil, visando o acolhimento humanitária da população migrante. A UFBA, fazendo valer os seus propósitos de difusora dos direitos humanos e dos valores da democracia, defende o direito a ter DIREITOS dos que chegam a Bahia.
 

 

O NAMIR ingressa na luta contra a xenofobia!

 

 

O que é a XENOFOBIA?


A xenofobia faz referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas tratadas como estrangeiras, alguém que não pertence ao lugar, seja cidade ou país. Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo migratório que tem ocorrido no século XXI.A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos. 

No Brasil, também se vivencia esse problema, principalmente imigrantes dos países vizinhos. A palavra xenofobia, literalmente, significa “medo do diferente” ou “medo do  estrangeiro”. No sentido clássico da palavra, o seu significado foi muito utilizado 

para retratar a aversão que pessoas podem sentir de um grupo estrangeiro, mas  também pode ser empregado para a aversão contra pessoas do mesmo país,  mas que são consideradas forasteiras, como os nordestino na região sul/sudeste. O ódio e repulsa que caracterizam a xenofobia estão, geralmente, relacionados  com questões históricas, sociais, econômicas, culturais, religiosas etc. A  xenofobia sempre é fruto do desconhecimento do outro, o outro sempre é visto  como uma ameaça. Esse sentimento de preconceito surge acompanhada de  estereótipos que tentam justificar a violência ,como o sentimento de  superioridade de uma determinada cultura. 

Por se tratar de um preconceito, a xenofobia está diretamente relacionada com atitudes e comportamentos violentos e discriminatórios. Sendo assim, pessoas  xenófobas costumam praticar atitudes que segregam (excluem) aqueles  considerados estrangeiros, aqueles que chegam em busca da libertação de  alguma situação opressora do país de origem, saem em busca do direito à vida.

A xenofobia está diretamente relacionada com o fenômeno da migração. A  migração de pessoas ocorre por fatores múltiplos, como fuga de violência, perseguição política, cultural, orientação sexual, ou devido a turbulências políticas (guerra, golpes). A população migrante, crescente nesse século, se desloca em busca dos direitos ao planeta, a vida, a existência digna.

Campanha contra a xenofobia. Realização  da equipe de bolsista da PROAE coordenada pela professora Isaura.