Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Kaynara Leeb do Bacharelado de Gênero e Diversidade/UFBA

“A solidariedade e a colaboração entre os países e atores regionais são fundamentais para lidar com a crise humanitária, compartilhar responsabilidades, promover a inclusão dos migrantes e refugiados e garantir o respeito aos direitos humanos. Além disso, o engajamento regional também pode contribuir para abordar e denunciar as causas subjacentes da migração, como a situação política e econômica na Venezuela.

Nesse sentido, é necessário fortalecer os mecanismos de diálogo e cooperação regional, bem como promover políticas e ações que abordem as necessidades da população migrante da Venezuela de maneira abrangente e sustentável. Somente por meio de um engajamento regional e institucional efetivo e coordenado, é possível superar a atual crise humanitária e buscar soluções duradouras para a migração proveniente da Venezuela.[...]”
“Ao promover a intersetorialidade temática, o NAMIR busca engajar diferentes áreas de conhecimento e profissionais para enfrentar os desafios da migração de forma abrangente e efetiva. Isso inclui o diálogo e a colaboração com órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, e outros atores relevantes nessa temática.”
Obs: enviaremos o link na véspera da defesa.

Kayanara Leeb é nascida na Áustria, veio morar no Brasil quando criança. Desde jovem tem se interessado pelos estudos de migração e questões relacionadas ao acolhimento de migrantes.
Como estudante, se dedica a  estudar os diversos aspectos da migração, incluindo os motivos que levam as pessoas a migrar, os desafios que elas enfrentam durante o processo de migração e a adaptação em um novo país. No estágio obrigatório no NAMIR, estudou e investigou as políticas públicas relacionadas à migração, programas de integração e ações de integração social.