Ufba cria programa de apoio a migrantes e refugiados

Sensibilizados com a situação de desamparo dos migrantes que chegam à Bahia, professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal da Bahia criaram o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados, o Namir.

O programa de extensão interdepartamental pretende oferecer qualificação profissional, cursos de idiomas, programas de saúde, assistência jurídica e contribuir na integração social e empregabilidade da população refugiada.

Já foram firmadas parcerias com a Universidade Estadual de Santa Cruz e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. As três universidades estão organizando a Rede Universitária de Pesquisa e Estudos Migratório para atuar nas regiões e municípios, e fazer o perfil dos migrantes/refugiados vindos para a Bahia, inclusive criar um banco de dados.

Nos últimos anos, tem sido crescente o fluxo migratório, sobretudo de venezuelanos, despertando a atenção dos pesquisadores, por ser a Bahia um dos estados integrantes do Programa de Interiorização do Governo Federal.

Para os pesquisadores, sem apoio por parte do poder público e das organizações sociais, a população migrante e refugiada torna-se vítima de condições precárias e de superexploração.

Matéria extraída, na íntegra do site: AlmaBaiana

Imagem: Freepik

Por Solange Galvão, jornalista