Aula Inaugural: - ACCS IPSE 04

Psicologia Escolar, Indígenas, Quilombolas, Populações Tradicionais, Migrantes e Refugiados

Essa proposta tem como proponentes do IPS, os colegiados de Psicologia e Serviço Social e o NAMIR, estabelecendo uma profícua parceria com o movimento social, priorizando os movimentos indígenas, quilombolas, negro, mulheres negras, ciganos, imigrantes e refugiados. Destacamos também que o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR UFBA) estará sendo representado por Luciana Lopes. O NAMIR é um projeto de extensão permanente de caráter interdepartamental ligado a Pró- Reitoria de Extensão (PROEXT-UFBA) e tem como objetivo principal a criação de uma rede interdisciplinar e interinstitucional promotora e organizadora das condições efetivas de (re)inserção social e econômica, bem como de garantia dos direitos humanos, buscando e ampliando medidas de assistência através de ações articuladas para atender a população migrante e refugiada na Bahia.

Essa disciplina teve sua origem na proposta Universidade Multicultural. Na sua gênese o referido Programa era de caráter permanente, tendo como pretensão se articular a REDE PROINQUI com diferentes setores governamentais, como Estado e Prefeituras, e organizações das sociedades civis como fundações, ONGs e instituições religiosas africanas, evangélicas, católicas, dentre outras.

O Programa Universidade Multicultural compreende outros projetos e subprojetos como: Somos todas Laudelinas Carolinas, Periféricas na Universidade, Capacitação das empregadas domésticas e trabalhadoras terceirizadas, Linguagem e Memórias Emancipatórias, Escolarização e Empreendedorismo e Inovação. O Núcleo de Estudos Ações Afirmativas e Assistência Estudantil foi uma proposta que se vinculou a REDE PROINQUI também como uma estratégia de informação e capacitação de seus membros e a sociedade mais ampla acerca das temáticas que envolvem as questões indígenas e quilombolas.
Discutiremos, a partir das experiências de seus integrantes, as questões vivenciadas por comunidades quilombolas, indígenas, imigrantes, refugiados, estudantes africanos, ciganos e ribeirinhos etc. O ementário traz em seu conteúdo:
  • Escola e seus atores e atrizes a partir da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica e as relações étnico-raciais;
  • Decifrando Conceitos: sobre raça e etnia, racismo, identidade e identificações (Negritude, Branquitude, branquidade);
  • A palavra da população indígena, quilombola, ciganos, migrantes e refugiados;
  • Efeitos Psicossociais do Racismo nas crianças, negras, indígenas, ciganas, refugiadas e migrantes. Intervenção Psicossocial para promoção da igualdade étnico-racial. Essa disciplina terá como professores convidados: Jibran Patté, Leandro Cruz, Kuiaiu Yawalapiti, Awaé, Yakumâ, Bruno Karaja, Kaue Trumai, Edgar Moura, Adélia Farias, entre outros parceiros.

Clique aqui ou no card para fazer sua inscrição!