Chuvas na Bahia — nota das instituições públicas de educação da Bahia

 

Reprodução


A Bahia vive uma situação de calamidade pública, em função das fortes chuvas que atingiram diversas cidades de nosso Estado. Os temporais causaram mortes, desabrigados, desalojados, ferimentos e perdas materiais. Nesse cenário de grande sofrimento, causa ainda maior preocupação a situação dos mais vulneráveis, que certamente precisam ainda mais de nossa solidariedade e de nosso apoio, bem como de ações decididas do governo estadual e das autoridades municipais.

Nesse sentido, as Instituições Públicas de Educação da Bahia signatárias desta nota registram terem constituído uma rede de colaboração institucional e de interlocução com os poderes públicos, mobilizando-se todas elas tanto para uma ação mais direta segundo as necessidades dos municípios em que atuam, quanto para uma ação mais ampla e conjunta, orientada ao interesse do bem comum em nosso Estado. Desse modo, colocaram à disposição dos gestores estaduais e municipais seus recursos materiais e sua expertise, no sentido de apoiarem campanhas, desenvolverem ações próprias e também fortalecerem as ações ora em andamento.

Compreendem, então, a importância de fortalecermos as campanhas de doação de bens e de recursos, dando prioridade às campanhas institucionais e também aos postos de arrecadação sob a guarda do Estado e dos municípios ou por estes orientados, de modo que seja garantida a distribuição adequada dos recursos, sendo dada prioridade aos grupos mais duramente atingidos e sabidamente mais vulneráveis. Locais de doação e outras informações pertinentes estarão nos sites e nas redes sociais de cada uma de nossas instituições.

Registramos, enfim, que mantemos contato constante com as autoridades municipais e estaduais, de modo que possamos traduzir, por meio de nossas redes de comunicação, as reais e urgentes necessidades das populações atingidas, bem como apoiar, de modo mais específico, ações que exijam o trabalho e a intervenção de nossos profissionais — por exemplo, na atenção psicossocial, na saúde em geral ou em intervenções que necessitem do suporte técnico das engenharias.

Estaremos assim todos unidos, em função do bem comum de nosso povo e do que nos é próprio como instituições da educação, respondendo a esta grave situação de emergência com conhecimento e solidariedade.

 

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Campus dos Malês)
  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Universidade do Estado da Bahia
  • Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

 

 

Matéria originalmente publicada no site UFBAemPauta (28/12/2021). Clique aqui para ver o texto original!