Estão abertas as inscrições para o curso de feminismos negros e africanos a partir de uma perspectiva decolonial

As inscrições para este curso online gratuito estão abertas até 3 de outubro, com a participação de diversos especialistas internacionais. Os encontros serão às terças e quintas-feiras, de 5 de outubro a 16 de novembro, das 17h às 20h

 


 

 

Há algum tempo, os fundamentos lançados pelo movimento feminista ocidental têm sido objeto de discussão por meio de abordagens que desafiam seu discurso hegemônico e desconstroem sua visão etnocêntrica, questionando sua suposta neutralidade para desmantelar seu poder de representar identidades universais. Aos poucos, graças ao trabalho de mulheres negras e racializadas, o caminho se abre e o pensamento e a luta feministas evoluem para revelar e inter-relacionar novos espaços invisíveis de opressão e luta, dando origem a aspectos e posições polêmicas que nós levamos a não falar. de feminismo, mas de feminismos. Os feminismos negros e africanos colocam em cima da mesa a necessidade de trabalhar a partir das diferenças e particularidades de cada contexto, reivindicando os saberes e as estratégias de todas as mulheres, apontando a possibilidade de outros sentidos da vida em comunidade. Eles se propõem a superar a análise ocidental centrada nas relações de gênero em um sentido geral, mostrando a multiplicidade de opressões e discriminações invisíveis derivadas do cruzamento das variáveis ​​gênero, raça, classe e sexualidade. Da mesma forma, a abordagem descolonial faz uma análise do fato colonial e seus efeitos na definição das sociedades ocidentais, a partir de uma perspectiva crítica ao feminismo clássico e seu caráter intrinsecamente racista e eurocêntrico. Esta unidade curricular pretende abordar o feminismo anti-racista e descolonial, quebrando conceitos e visualizando lutas, a partir das mãos dos seus protagonistas - tanto intelectuais como militantes -, tornando visíveis os mecanismos de dominação e opressão, reconhecendo a diversidade e também os privilégios, superando a fragmentação e apostando em alianças.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Compreender o que é a perspectiva descolonial e o seu contributo crítico para o feminismo; - Conhecer as organizações sociais das mulheres africanas; - Conhecer as principais teorias feministas do continente africano e da sua diáspora; - Tornar visíveis as principais contribuições do feminismo negro para a luta anti-racista e anticolonial; - Divulgar alguns dos movimentos afro-feministas e anti-racistas na Espanha e no mundo; - Divulgar a diversidade e o potencial das mulheres afrodescendentes e negras na Espanha; - Reconhecer privilégios brancos e masculinos e compreender a necessidade de trabalhar o anti-racismo; - Construir entre as participantes um modelo de relação / cooperação mais igualitário, diverso e respeitoso para a ação feminista anti-racista e descolonial.

 

PÚBLICO-ALVO

Comunidade universitária, grupos feministas, associações, organizações e grupos em contato com a população migrante, a população africana, a população de mulheres negras e afrodescendentes, qualquer pessoa que queira transformar seu meio ambiente.

 

PROGRAMAÇÃO

O curso será ONLINE (plataforma zoom) e terá duração total de 40 horas divididas em:

  •  9 sessões teóricas com diferentes especialistas internacionais
  •  3 sessões de debate online com capacidade reduzida (opcional)
  • 13 horas de trabalho individual de preparação do trabalho final (ensaio) sobre algum dos temas abordados.

 

*** Será entregue um certificado de conclusão do curso às pessoas que participarem em 80% das sessões teóricas (7 sessões) e que apresentarem o trabalho final (ensaio) sobre qualquer um dos temas abordados até 03 de dezembro de 2021.

*** As sessões individuais são abertas ao público em geral com inscrições até dia antes da sessão.

PRÉ-REGISTRO AQUI !!! Ilustração por @sandra_cin

 

Este é um evento organizado pela ONG MAD ÁFRICA. Por favor, qualquer dúvida, entre em contato via e-mail da entidade responsável: ( formacion@madafrica.es) .