Governo do Estado e UFBA debatem cursos de capacitação para profissionais da Assistência Social que atendem migrantes na Bahia

 
 

 

 
Cursos de capacitação voltados para profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que atuam diretamente com migrantes residentes na Bahia, foram pauta de uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (20), entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (Namir-UFBA)
 
Juntas, as entidades objetivam otimizar esforços para a promoção, consolidação e difusão de um programa de políticas públicas voltadas para a população migrante e refugiada no território baiano. 
A proposta é que, por meio do CapacitaSUAS e UFBA, sejam ministrados cursos de capacitação Básico em Migração e Refúgio; Políticas Públicas Orçamentárias Migração e Refúgio; Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade; cursos de língua inglesa e espanhola. Além disso, também há a proposta de uma capacitação destinada aos migrantes, que teriam a disposição aulas de língua portuguesa como segundo idioma. 
 
No encontro, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, reforçou que a questão da migração não é de competência do Governo da Bahia, entretanto, diante da apatia do Governo Federal, o estado não pode ficar de braços cruzados diante de um problema tão grave. 
 
“As pessoas precisam de assistência e acolhimento. É grave a situação e, por isso, o Governo da Bahia está unindo forças com a UFBA para avançarmos nesse processo”, pontuou o secretário. 
 
“A UFBA e o estado assumem uma responsabilidade social muito importante e o primeiro passo será promover um diagnóstico para saber quem são os migrantes que estão chegando e, depois ,as capacitações. Isso é fundamental para que haja integração e a promoção de políticas públicas estaduais e municipais”, declarou a professora Mariangela Nascimento, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. 
 
Presentes no encontro, o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho, professor Júlio Rocha, diretor da Faculdade de Direito da UFBA e Lúcia Lopes, membro do Namir,  a Assessora Técnica da Superintendência de Assistência Social da SJDHSDS, Aline Araújo, e a técnica da superintendência, Naiane Gaspar.
 
 
Foto: Michele Brito - Ascom SJDHDS
 
      Foto: Michele Brito - Ascom SJDHDS
 
 

Matéria, originalmente publicada no site www.justicasocial.ba.gov.br(20/05/2022) - Assistência Social. Para ter acesso ao texto original, clique neste link!