OIM lança informe sobre a diáspora brasileira na VIII Conferência Brasileiros no Mundo

 

 


 

 

A OIM, Agência da ONU para as Migrações, lançou o Informe Brasil do estudo Empoderando a Diáspora Sul-Americana como Agente do Desenvolvimento Sustentável, na última quarta-feira (1º), em São Paulo. O documento foi apresentado durante a abertura da VIII Conferência Brasileiros no Mundo, evento organizado pelo Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), com apoio da OIM, entre os dias 1º e 4 de junho.

O informe analisa desafios e oportunidades para a participação social, econômica, cultural e política da diáspora brasileira a partir de processos de emigração contemporâneos nos últimos 40 anos. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre o estado atual de participação das diásporas sul-americanas como atores de desenvolvimento sustentável, além de propor recomendações para sua potencialização.

A pesquisa foi elaborada no âmbito do projeto regional “Empoderando a Diáspora Sul-americana como Agente do Desenvolvimento Sustentável”, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da OIM e implementado desde 2021 em seis países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

“A OIM trabalha com o tema das diásporas globalmente há muitas décadas, sempre buscando seu fortalecimento e promovendo o desenvolvimento nos países de origem e destino por meio da migração, contribuindo aos ODSs da Agenda 2030”, explica o coordenador de projetos da OIM Guilherme Otero. “A diáspora brasileira tem um potencial muito grande, com cerca de 4 milhões de trabalhadores, empresários, artistas, atletas e cientistas em todos os continentes. A partir desse estudo buscamos resgatar o histórico desta emigração e retratar sua situação atual, visando avançar em direção ao bem-estar e desenvolvimento socioeconômico sustentável dessas brasileiras e brasileiros”, complementa.

A Conferência Brasileiros no Mundo, realizada periodicamente desde 2008, tem como objetivo promover o diálogo entre os emigrantes, compartilhar boas práticas, discutir temas que afetam a comunidade, sua relação com o desenvolvimento no Brasil e nos países de acolhida.

O coordenador-geral do CRBE, Marcos Viana, agradeceu a participação da OIM Brasil na conferência e reforçou a importância da parceria com a organização para além das fronteiras do país. “Quero manifestar o meu agradecimento à OIM por nos enxergar, por reconhecer o que temos feito, e dizer que a nossa parceria existe em vários países do mundo. Nós temos no contexto da Europa, pelo menos, a atuação da OIM no retorno voluntário”, lembra.

Nesta edição, participaram pessoas brasileiras residentes em países como Alemanha, Argentina, Bruxelas, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, Paraguai, Reino Unido e Suíça, que se juntaram ao CRBE para discutir assuntos relacionados às áreas temáticas:

  • Associativismo;
  • Bem-estar e saúde;
  • Educação, Cultura;
  • Empreendedorismo e Trabalho;
  • Esporte e Turismo, Política e Cidadania;
  • Questões jurídicas e Assuntos Consulares;
  • Questões Sociais e de Gênero.

 

O evento foi realizado de forma presencial e online. A gravação está disponível no canal Youtube CRBE.

O Informe Nacional Brasil está disponível neste link.

 

Matéria, originalmente publicada no site OIM Brasil (08/06/2022)Para ter acesso ao texto original, clique neste link!