Congresso Virtual UFBA 2021 - Mesa: Direitos Humanos e Migração

Mesa: Direitos Humanos e Migração

 
 
Clique no banner
 
Clique no banner
                                         
Mesa: Direitos Humanos e Migração
Participação:  Prof. Dr. André Luís Batista Neves
                         Profa. Dra. Alessandra Rapacci Mascarenhas Prado
                         Profa. Dra. Mariangela Nascimento
                         Luciana Lopes – discente da Faculdade de Direito
 
 

Apresentação dos/as bolsistas

Curso de Capacitação Online de Direitos Humanos e  Migração

 
 

 

Algoritmo e a cibercultura no contexto de ensino aprendizagem em período de pandemia

 
Elton Brito Murici de Jesus
 
 
RESUMO
 
O ambiente pandêmico promovido com a chegada da covid-19 nos trouxe uma série de desafios e paradigmas para serem quebrados na questão educacional, seja ela no nível mais básico ao nível mais acadêmico. Um desses desafios são os algoritmos das redes social e das plataformas de streaming, que tem se mostrado fundamental no quesito educação a distância, mostrando que a mesma é a chave para uma globalização de acesso a um ensino eficiente e de qualidade em qualquer parte do mundo. Mas para isso é necessário a garantia do direito comunicativo, que permitirá à todos, transmitir e receber informações pela grande teia que é a internet.
 

 

A importância das mídias sociais na difusão do conhecimento no contexto, covid-19: o caso do curso de capacitação on-line em direitos humanos e migração

 

Itanira dos Santos Almeida

 

RESUMO

O presente video pôster aborda como diante de uma pandemia a coordenação do Namir (Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados), conseguiu utilizar as mídias digitais/redes sociais como suporte para difusão de conhecimento para todos, através do Curso de Capacitação on-line de Direitos Humanos e Migração. Desde o primeiro surgimento no continente asiático em 2019, o coronavírus se espalhou de forma avassaladora pelo mundo, o que incidiu em uma das maiores pandemia já vista até o momento, causando até o mês janeiro/2021, mais de 1,9 milhões de mortes no mundo. Além das mortes substanciais e inquestionáveis correlacionadas ao Covid-19, a pandemia também afetou drasticamente o modo de viver em sociedade, protocolos de saúde foram adotados por autoridades de diversos setores sociais, de modo atenuar a disseminação do vírus, uma delas é o isolamento social, quando possível, com intuito de frear o ritmo de contágio. A medida assertiva de amenizar a propagação do novo coronavírus, através dessa estratégia, de modo a evitar aglomeração (que é algo inerente a qualquer evento), repercutiu negativamente no setor de eventos, pois houve diversos cancelamentos, adiamentos e incertezas sobre as realizações dos mesmos. O setor de eventos é um atrativo econômico para o país. De acordo com análise feita pela Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), e reproduzida pelo Zaz Produções (PRODUÇÕES, 2020), afirma que a indústria de eventos faturou mais de R$ 200 bilhões no Brasil, representando 4,3% do PIB nacional brasileiro. O Namir (Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados), conseguiu nesse período de isolamento organizar um curso online, totalmente gratuito, sempre utilizando as mídias sociais(plataforma institucional virtual, palestras online – Youtube, divulgação do curso via Instagram) como suporte para difusão de conhecimento, voltado para todos.

 

 


 
 
Jéssica de Souza Silva
 
 
 
RESUMO
 
A vivência com monitoria tem o papel de implementação de estratégias alternativas de aprendizagem e produção de conhecimento a partir da experiência e inserção na realidade do academicismo. O Curso de Capacitação online de Direitos Humanos e Migração promovido pelo NAMIR- UFBA pode-se experenciar junto a docentes, técnicos, entidades públicas de todos os níveis a sensibilização e fortalecimento dos discentes para política migratória dos refugiados que constituem um grupo específico dentro das migrações internacionais. Forçados a fugir de seus países de origem em decorrência de conflitos por motivos étnicos, religiosos, políticos, regimes repressivos e outras situações de violência e violações de direitos humanos, essas pessoas cruzam as fronteiras em busca da proteção de outro Estado, com o objetivo primordial de resguardar suas vidas, liberdades e seguranças. O desenvolvimento deste plano de trabalho, empregou a metodologia participativa para a monitoria, demandando não só dos discentes, mas também a atuação dos docentes numa estratégia coletiva e horizontal, articulando com profissionais da área do Direito Migratório, além de gestores de toda ordem, sejam nacionais, ou internacionais. As práticas de monitoria do evento, em caráter virtual devido ao momento pandêmico, oportunizou aos estudantes o contato com área tão importante, porém desconhecida pelos mesmos, podendo gerar impactos na sua atuação profissional, pós formação acadêmica.
 
 

 

Nova Lei de Migração –Lei nº13.445/2017

Lara Albuquerque