(Portal A Tarde) Luta pelo migrante avança com debate

Diante das dificuldades enfrentadas por conta da fome e da guerra, os migrantes têm escolhido Salvador como opção - Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

“Nós, os refugiados, direitos humanos e diversidade cultural” é o tema de debate programado para o dia 20, às 9h30min, no mezanino do edifício Bahia Center, na rua Ruy Barbosa, 27.

O apoio da vereadora Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara foi decisivo para viabilizar o encontro visando produzir diálogos e boas ideias a fim de acolher melhor os migrantes em Salvador.

Entre as painelistas, destaca-se Mariângela Nascimento, professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir).

Também confirmou presença Tatiana Badaró, pós-doutoranda e doutora em Educação pela Ufba, estudiosa de abusos em meios religiosos e ativista social contra abusos em geral.

Diante das dificuldades enfrentadas por conta da fome e da guerra, os migrantes têm escolhido Salvador como opção; a primeira capital vem se esforçando para receber estas pessoas em condições de sofrimento.

O Balcão Solidário do Namir-Ufba é uma das estruturas consistentes na orientação de quem chega, muitas vezes sem saber sequer falar português, desprovido de documentação e oportunidade de trabalho e moradia.

Como forma de integrar os migrantes de países os mais diversos, o Namir promoveu uma festa de São João, na sede do órgão, em espaço gentilmente cedido pelo Centro de Estudos Afro-orientais no Dois de Julho.

A coleta de sugestões para a construção de uma política pública para o migrante já começou, por meio de formulário disponível em ambiente digital, como forma de tornar o mais democrático possível o pacto firmado pela sociedade civil baiana em defesa do migrante.

Matéria originalmente publicada no portal atarde.com.br (17/06/2023). Por Tempo Presente, A Tarde. Para ter acesso ao texto original, clique neste link!