FMCS - I Festival de Migração e Culturas de Salvador

Onde o mundo inteiro se encontra!

Nos dias 10 e 11 de dezembro, acontece o I Festival de Migração e Culturas de Salvador - Bahia! Serão dois dias de celebração no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, centro histórico de Salvador, das 9h às 17h.

O evento que marca a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos contará com performances musicais, danças, venda de artesanatos e culinária típica de diversos países. Além das oficinas temáticas que acontecerão nas tendas.

O encontro propõe apresentar as culturas dos países de migrantes que escolheram a Bahia como local de moradia e promover a integração social dessa população com a comunidade local através de manifestações culturais.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da UFBA (NAMIR), com o apoio do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador, da Organização Internacional para Migrações (OIM) e da Rede Universitária de Pesquisa e Estudos Migratórios (RUPEM).

APRESENTAÇÕES

• Márcia Cândido Issenguele – performance cantada na língua Kimbundo (sábado de manhã)
  • Eugenio Eurico Chiulele - Hip-Hop e Free step moçambicano (sábado à tarde)
  • Banda A Mulherada (sábado à tarde)
  • Manoel Dionísio – música popular (domingo à tarde)
  • Danilo Miguez – saxofonista boliviano estilo Chorinho (domingo à tarde)
  • Volha Franco - sanfoneira belarussa apresenta canções de e sobre Belarus e Ucrânia (domingo à tarde)

Entre outras atrações.

Oficinas:

• Percussão e empoderamento feminino ao som dos tambores – sábado à tarde
  • Acolhimento e afetividade em verso e prosa – sábado de manhã
  • Direitos Humanos: retórica e prática – domingo de manhã
  • Orientação jurídica – sábado e domingo
  • Oficinas e brincadeiras com as crianças (6 a 7 anos) : Desenhos para colorir, brincadeiras com bola, oficina de yoga do riso, entre outras atividades - sábado e domingo

Gastronomia:

Estandes com pratos típicos de diversos países.

Solidariedade:

• Campanha de Natal do Centro ao Serviço ao Migrante: O Festival terá um espaço para receber doações para a campanha de Natal do CSM+PSA para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida;
  • *Barraca de Apoio à Ucrânia: Camisetas, cartões postais, canecas, adesivos, broches, tudo de design exclusivo de Anastasiia Syvash, artista ucraniana radicada em Salvador.
*Todo o lucro será revertido para apoio aos grupos vulneráveis da cidade ucraniana de Kharkiv, cidade natal da artista.