Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Congresso UFBA 2024 recebeu a mesa de discussão "Os caminhos da extensão no acolhimento migratório em território baiano". Realizado às 16h, na Sala 316 do Pavilhão de Aulas da Federação III (PAF III), o evento reuniu especialistas e ativistas para abordar os desafios e perspectivas das iniciativas de acolhimento de migrantes na Bahia.
Participaram do debate Súlivan Soares, Jacira Primo, Lucas Lopes e Paulo Souza, pessoas que atuam diretamente em ações de integração e apoio a populações migrantes. Durante a mesa, foram discutidas as contribuições da extensão universitária para a construção de políticas públicas mais inclusivas, além de práticas que promovam acolhimento e cidadania a pessoas em situação de deslocamento.
O painel faz parte da programação do Congresso UFBA 2024, que acontece até o dia 28 de novembro, promovendo um espaço para reflexões interdisciplinares sobre ciência, cultura, arte e democracia. A discussão destacou a relevância de fortalecer iniciativas que envolvam a universidade e a sociedade na garantia de direitos humanos e no enfrentamento das desigualdades.