Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

Podem se candidatar profissionais com curso superior completo, em qualquer área de conhecimento, com conclusão prevista para até a data da matrícula na pós-graduação. A seleção tem como base os seguintes critérios: carta de intenção do candidato e tempo de experiência de trabalho em instituições escolares.

 

São disponibilizadas 26 vagas, sendo 20 exclusivas para quem trabalha ou trabalhou nos últimos dois anos em instituições escolares (80% destinadas a docentes, ou seja, 16); e seis para servidores técnico-administrativos do IFMG. Metade do quantitativo total (13 vagas) será reservada par ações afirmativas.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até 30 de março. As matrículas devem ocorrer entre os dias seis e nove de abril. As aulas terão início em maio.

LINHAS DE PESQUISA

  • História e cultura dos povos ameríndios: diversidade étnica e cultural dos povos ameríndios, em especial dos povos indígenas que habitam o Brasil.
  • Educação e relações étnico-raciais: reflexões teórico-metodológicas sobre como abordar as relações étnico-raciais em sala de aula.
  • História e cultura africana e afro-brasileira: diversidade étnica e cultural dos povos de origem africana que habitam o Brasil.
  • Políticas públicas e pensamento social brasileiro: ações empreendidas pelos poderes instituídos no Brasil em relação aos povos indígenas e à população Afro-Brasileira.
  • Território e territorialidades: Formação do território brasileiro, com foco nas formas de relação entre as populações indígena e Afro-Brasileira com a terra.
     

ACESSE: Edital 10/2022 - Educação para Relações Étnico-Raciais.