EDITAL Nº 23/2023 – Auxílio Acolhimento Estudantil – Indígenas Aldeados(as), Quilombolas, Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis) e Refugiados(as)

O Auxílio Acolhimento é uma iniciativa da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade - CAAED da PROAE, mantido com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, Decreto no. 7.234 de 19/07/2010. Constitui-se em uma estratégia de permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica pertencentes a grupos sub-representados(as) socialmente, diante da compreensão de que esses(as) discentes têm maior possibilidade de desistir(evadir) no início do curso.

PÚBLICO-ALVO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Fará jus a este benefício, exclusivamente, estudantes que atendam aos seguintes requisitos:

• Serem estudantes ingressantes pelas cotas específicas destinada aos(às) indígenas aldeados(as), quilombolas, trans (transexuais, transgêneros e travesties) ou refugiados(as) matriculado(a) em curso de graduação presencial da UFBA.
• Estejam, regularmente, matriculados(as) em curso de graduação presencial da UFBA e cursando o primeiro semestre durante a realização deste processo seletivo;
• Estejam inscritos(as) em disciplinas e sem trancamento total de disciplinas ou de matrícula durante a realização deste processo seletivo;
• Não tenham recebido qualquer benefício da PROAE anteriormente.
• Não sejam beneficiários de auxílio de assistência estudantil pela UFBA atualmente.
• Não sejam beneficiários do Programa de Bolsa Permanência PBP/MEC.
• Não tenham tido vínculo anterior como estudante de graduação e/ou pós-graduação da UFBA, independente da forma de saída;
• Não tenham concluído curso de graduação;
• Possuam conta corrente de titularidade própria;
• Tenham realizado inscrição no processo seletivo em estrita observância aos procedimentos e prazos indicados neste edital.

INSCRIÇÕES

A inscrição para o processo seletivo dar-se-á entre 15 e 22 de setembro de 2023.

Para se inscreverem, os(as) discentes interessados(as) deverão preencher o formulário de inscrição online. O formulário de inscrição poderá ser acessado por meio do link, a partir de 15.09.2023, ou através do site da PROAE, abas “Seleção” e “Inscrições Abertas”.
Não serão aceitas inscrições com pendências, por outras vias e/ou fora do prazo.
Caso seja verificada mais de uma inscrição por discente, para fins deste processo seletivo, será considerada, tão somente, a última submissão. As demais inscrições serão, sumariamente, desclassificadas.

Para mais informações acesse o link.